sábado, 30 de junho de 2012

Fisioterapia no Esporte

Bom dia galera!!!

Tudo bem? Espero que sim!!!

Hoje temos um tema bem interessante: Fisioterapia!

Você conhece a Fisioterapia?

"Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
Além disso, a Fisioterapia estuda os efeitos benéficos dos recursos físicos como o movimento corporal, as irradiações e correntes eletromagnéticas, o ultrassom, entre outros recursos, sobre o organismo humano. É a área de atuação do profissional formado em um curso superior de fisioterapia. O fisioterapeuta é capacitado a avaliar, reavaliar, prescrever (tratamento fisioterapêutico), dar diagnóstico cinético-funcional, prognósticointervenção e alta fisioterapêutica."

E para falar sobre a Fisioterapia no Handebol, hoje temos uma participação bastante especial aqui no blog, do Dr Fabrício Rapello, Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Handebol de Areia, que contará o que é feito com nós atletas, durante a fase de treinamentos visando o Mundial de Omã, que se inicia no próximo dia 8 de Julho.



Leia com atenção, pois pra você que pensa que vida de atleta é fácil, se não fosse nossos queridos fisioterapeutas, muitas lesões poderiam ter atrapalhado o nosso crescimento dentro do esporte!

Confiram o recado do Dr Fabrício e entendam um pouquinho mais sobre esta profissão!


"Olá pessoal.

A atuação do fisioterapeuta do esporte durante a fase de treinamento aqui da Seleção é direcionada, principalmente para a recuperação física dos atletas para os treinamentos. Como a programação do dia é comunicada antecipadamente pela comissão técnica (normalmente ocorrem treinos em 03 períodos, divididos em físico, técnico-tático e coletivo) e, dependendo do tipo, do objetivo, do volume e da intensidade dos mesmos, adequamos todas as intervenções feitas pela Fisioterapia.


Realizamos desde atendimentos com o grupo todo, através de trabalhos regenerativos ou de alongamentos musculares feitos na piscina, instituímos um programa de prevenção de lesões composto de exercícios específicos feitos em conjunto com a preparação física, e ainda promovemos o tratamento fisioterapêutico propriamente dito quando há alguma lesão e é necessária a retirada momentânea do atleta de algum treino. Porém, o propósito sempre é de devolvê-lo o mais rápido possível, e em condições físicas seguras.

Dr Fabrício Rapello em ação.

Geralmente utilizamos muito o chamado protocolo PRICE (do inglês P - protection = proteção, R – rest = repouso, I – ice = gelo, C – compression = compressão e E – elevation = elevação), técnicas de Terapia Manual, Massagem Esportiva, Cinesioterapia, Hidroterapia e Bandagens Elásticas (Kinesio Taping) nos tratamentos propostos.

Acompanhamos, ainda, dentro da quadra, todos os treinos do dia, realizando o pronto-atendimento aos atletas, minimizando ao máximo as futuras repercussões das lesões instaladas e já atuando, de forma imediata, no tratamento das mesmas quando possível.

As lesões traumáticas mais comuns nesta fase são as contusões musculares e ósseas, geralmente através do contato direto da bola com a face do atleta (especialmente os goleiros), da queda de um dos atletas defensores (geralmente o lateral ou o base) sobre o lateral atacante, nas ações de tentativa de bloqueio ou interrupção de um passe, ou ainda, em raras ocasiões, através do contato direto de um atleta contra outro de modo proposital ou intencional.

Outras lesões frequentes são os traumas diretos ocorridos nos dedos das mãos (contato direto da bola com os dedos, em vários momentos, como na interrupção de um passe, tentativa de bloqueio, recepção ou no gesto de defesa do goleiro) e dos pés (contato direto com outro atleta da defesa ou na areia da quadra).
Já as lesões de sobrecarga ocorrem mais frequentemente na articulação do ombro, sendo, em sua maioria, bursites, tendinites e dores musculares de início tardio. São mais comuns no lado do braço de arremesso e estão associadas ao aumento do volume e da frequência dos arremessos realizados nos treinos técnico-táticos e coletivos, típicos do período de treinamento pré-competitivo.

Atletas no trabalho de prevenção a lesões.

Quando estas ocorrem no braço oposto, tem uma relação mais direta com o apoio realizado pelo membro no solo após a finalização de do arremesso em um salto com giro, principalmente pelos laterais atacantes.
Já nos membros inferiores, as lesões de sobrecarga ocorrem mais na perna de salto do atleta, principalmente dos laterais atacantes, sendo as tendinites dos músculos do quadril e joelho e as dores musculares de início tardio as mais incidentes.  As lesões ligamentares de joelho e tornozelo no handebol de areia são incomuns, diferentemente do handebol de quadra, possivelmente pela própria adaptação do atleta e pelo aprimoramento da estabilidade dinâmica destas articulações ocorridas com o treinamento na areia.

As dores lombares e lesões dos  músculos abdominais ocorrem, respectivamente,  pelo volume e frequência de saltos solicitados nos treinos e pela própria biomecânica do arremesso no salto com giro.
Acredito tenha contribuído um pouco com vocês passando algumas informações sobre a nossa rotina diária de trabalho e todo o contexto evolvendo nossa prática profissional."



Abraço a todos !!




#VamoqVamo
#NósGostamosAssim
#Handbeach2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Motivação no Esporte

Boa noite galera!!!



Como sempre, espero que todos estejamos bem de saúde física e mental!

E nada mais peculiar que tratarmos no tema do dia um assunto que atinge nossas mentes e nossos corpos: Motivação.



Motivação (do Latim moveres, mover) "refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento"



Pensando nisso, resolvi procurar sobre o tema e acho que trago hoje um artigo bem fácil e interessante para nossa leitura!



Você sabia?



"Em um estudo científico, Scalon et al (2004), concluiu que o treinamento mental (uma das técnicas de treinamento psicológico) é uma variável importante tanto para a melhora da performance, quanto para a aquisição de habilidades motoras. O Treinamento Mental deve, também, ser planificado e bem planejado, respeitando a individualidade biológica e psicológica de cada atleta."







Podem ter certeza que as Seleções de handebol de Areia Masculina e Feminina estão muito motivados e a cada treino mais para a disputa do Campeonato Mundial em Omã, afinal  faltam apenas 10 dias!!!!







Confiram mais este artigo e conheçam mais sobre a motivação no esporte!





#VamoqVamo
#VaiBrasil
#NósGostamosAssim
#Handbeach2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

Fair Play

Boa noite galera tudo bem?


Espero que sim! 


Galera nosso tema de hoje é: Fair Play 


Vocês sabem o significado da palavra?


Fair Play significa jogo justo, em português, e significa jogar limpo, ter espírito esportivo. O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital.


De acordo com o Manifesto sobre o Fair Play (1976), elaborado pelo Comitê Internacional para
o Fair Play (TUBINO, 1985: 107-108), este conceito se apresenta da seguinte forma:
Em primeiro lugar é o competidor quem dá o testemunho do fair play. Isto exige, no mínimo, que
dê provas de um respeito total e constante pela regra escrita, o que lhe será mais fácil se aceitar o
objetivo da regra e se reconhecer que, além desta regra escrita, existe um espírito dentro do qual se
deve praticar o esporte de competição.


Confiram e conheçam mais um pouco deste importante tema para todos os alunos, atletas, técnicos,professores e admiradores de todas as modalidades esportivas!






Comentem!!!

#VamoqVamo
#VaiBrasil
#NósGostamosAssim
#Handbeach2012






segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estatística, Análise do Jogo ou o conhecido Scout, sugestões de análise.

Boa noite galera!!! Tudo Bem? Espero que sim!!!!


Bom hoje nosso tema é análise do jogo, ou o famoso scout!


Vocês já pensaram o quanto é importante para uma partida e para as equipes a análise do jogo? Seus arremessos, seus passes, suas finalizações, etc...


Mas analisar o jogo não e somente isso, tem toda a parte pedagógica, seus estudos para chegarmos a esses dados!


E vocês, sabem como funciona isso?


A importância do conhecimento em estudar o jogo
                                     (http://pedagogiadohandebol.wordpress.com)                                                




No nosso artigo do dia, um dos grandes professores preocupadíssimo com toda parte pedagógica do esporte e claro do nosso handebol, que eu já tive o prazer de aplicar uma Clínica de Handebol em Campinas-Sp, professor Lucas Leonardo escreve de uma forma muito relevante, sobre este tão interessante tema!


Visão do jogo com um olhar estatístico


Além disso, comanda um site totalmente voltado ao nosso handebol (http://pedagogiadohandebol.wordpress.com,com um olhar de ensino-aprendizagem, olhar este que deve-se dar um valor especial, principalmente para quem quer trabalhar com iniciação não so ao handebol mas esportiva como um todo! Eu recomendo!




Filmar treinos e jogos, são importantes não só para comissão técnica, mas para os atletas aprenderem a estudar o jogo!

Confiram este interessantíssimo artigo, e conheçam um pouquinho mais sobre este tema!!!

http://www.renatosampaio63.com.br/documentos/odesenvolvimentodemodelosdeanalisesdojogo65430.pdf




#VamoqVamo
#NósGostamosAssim
#Handbeach2012

Fotos dos treinamentos

Ola galera!!!

Segue no Link abaixo mais algumas fotos da fase de Treinamento aqui em João pessoa- PB

Confiram!!!

https://www.facebook.com/pages/Jaime-Torres/292018904145738

sábado, 23 de junho de 2012

Alongamento, Flexibilidade, Mobilidade e Amplitude de Movimento, percepções e definições.

Fala galera tudo bem? Espero que que sim!!!


Nosso, ou melhor, nossos temas de hoje são: Alongamento, Flexibilidade, Mobilidade e Amplitude de movimento!


Muitas coisas não? Porém não menos importante para reforçarmos nossos conhecimentos, e para os leigos, conhecerem um pouquinho mais desta importante sim, fase tanto da atividade física, como no esporte!!


Já Conhecem? Querem saber um pouco mais?


Alongamento - é um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade.


Flexibilidadepode ser definida como a capacidade dos tecidos corporais em permitir, sem danos ou lesões, a ampla movimentação em uma articulação ou grupos de articulações, ou então, como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.






Mobilidade - a movimento com dobrabilidade, característica da própria articulação ou, ainda, à movimentação geral de um indivíduo.


Amplitude de movimento - a quantidade de mobilidade de uma articulação, determinada pelo tecido mole e estrutura articular.




Confiram este interessante artigo da Revista Brasileira de Atividade Física & Sáude e conheçam um pouco mais sobre este importante tema! 


http://www.sbafs.org.br/_artigos/17.pdf


Espero que gostem!!!!


Boa noite a todos!!!


#VamoqVamo


#NósGostamosAssim


#Handbeach2012






sexta-feira, 22 de junho de 2012

Importância da reposição hídrica em atletas

Boa tarde galera!!!

Hoje o assunto do dia é : Hidratação!


 A manutenção do organismo com níveis adequados de água é importante para o sistema cardiovascular, para a termoregulação, e para o desempenho físico durante a prática de exercícios. Cerca de 60% da massa corporal é constituída por água, ou seja, 42 litros para um indivíduo pesando cerca de 70 Kg (GUYTON, 1997; MARQUEZI & LANCHA JÚNIOR, 1998; COSTILL & WILMORE, 2001).


Nós sendo atletas ou praticantes de práticas esportivas devemos ter conhecimento, mesmo que mínimos, da importância da hidratação, pois estamos falando de 60% de água no nosso corpo!!!! 

Aqui na Seleção Brasileira de Handbeach, estamos sempre tomando bastante água durantes os treinos! 


Desde pequenos, passando pelos atletas e chegando também a comissão técnica a hidratação é importantíssima em seus treinos ou atividades físicas! Aqui na Seleção, estamos ligados!!!



Confira mais este artigo e conheça mais um pouquinho de uma ação que ajuda na sua atividade física e treinamento, a ser um melhor atleta!


Importância da reposição hídrica em atletas:
aspectos fisiológicos e nutricionais





#VamoqVamo
#NósGostamosAssim
#Handbeach2012

quinta-feira, 21 de junho de 2012

João Pessoa, um ótimo lugar para se conhecer e praticar o Handbeach!



Olá galera! Tudo bem? Espero que sim!

Hoje minha postagem vem com o sentido histórico e geográfico do handbeach!

Em nosso cotidiano de treinos e principalmente nas poucas horas vagas, venho conhecendo um pouquinho mais da capital paraibana que recebe a Seleção brasileira de handbeach. Além de companheiros de seleção, aqui tanto os atletas do feminino e do masculino nos contam um pouco da cultura nordestina desta bela capital.

A Paraíba também é um grande polo do handbeach nacional, contanto com um grande número de praticantes da modalidade, fazendo assim tanto no masculino como no feminino, grandes equipes disputando títulos nacionais e atletas representando nossa seleção!

             Atletas Paraibanos na Seleção Masculina e Feminina de Handbeach

                                      

E você já conhece João Pessoa? Então ai vai um pouco do que aprendi aqui até agora!

João Pessoa é um município brasileiro, capital do estado da Paraíba.
É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o Sol nasce primeiro nas Américas".

Fundada em 5 de Agosto de  1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, a cidade de João Pessoa é a sexta capital de estado mais antiga do Brasil e também a penúltima a ser fundada no país no século XVI.
A cidade de João Pessoa nasceu nas margens do rio Sanhauá, a partir de onde subiu as ladeiras em direção ao que hoje é o Centro. A expansão urbana ocupou a antiga área rural. A partir da segunda metade dos anos 70, com a ascensão da orla marítima, a economia da área perdeu um pouco de sua importância de outrora. No que diz respeito à arquitetura, os bairros do Centro comportam a maior parte das áreas que são objeto de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio, dentre elas, o Centro Histórico, Rua das Trincheiras e as proximidades da Rua Odon Bezerra, no bairro de Tambiá.

Cartões postais da capital paraibana


Você sabia?

Durante o ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.
João Pessoa como de costume é uma cidade limpa e organizada, agradando assim os turistas e aos próprios moradores. É uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste, possuindo diversos locais que auxiliam a população da cidade a obter uma vida saudável e de qualidade. Há praças que apresentam equipamentos de ginástica, ciclovias e também é lei o fechamento de parte da orla para caminhadas nas manhãs (das 5 às 8 horas da manhã).

O clima da cidade é quente e úmido, do tipo intertropical, com temperaturas médias anuais de 26 °C. A menor temperatura já registrada na cidade foi a de 15°C e a maior registrada foi a de 38°C. O "inverno" inicia-se em março e termina em agosto. São duas estações climáticas definidas apenas pela quantidade pluviométrica, sem alteração significativa na temperatura. As chuvas ocorrem no período de "outono e inverno" e durante todo o resto do ano o clima é de muito sol. A denominação mais usual para o clima da cidade é o de tropical úmido. O excesso de calor e a umidade relativa do ar, alta o ano todo, torna o clima desconfortável para trabalho e produção.

               Por do sol na praia do Jacaré, pra mim até agora o visual mais bonito de João Pessoa!
                                      

E ai, gostaram? Pra saber mais conversem com amigos, pesquisem e perguntem aos seus professores! Com certeza, irão pesquisar mais interessantes informações deste lindo lugar!

Afinal não basta treinar,suar e cansar, temos que estimular nosso cérebro cada dia mais! Com certeza isso ajuda também na hora de treinar!

#Vamoqvamo
#NósGostamosAssim
#Handbeach2012

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Concentração


Boa noite galera!
E termina mais um dia de muitos treinos e muito trabalho!
E para isso é necessária muita concentração, vocês sabiam?
Deixo aqui hoje este artigo feito com atletas desta vez do futebol, mas que equivale a todos os esportes que mesmo as vezes individuais, depedem de um trabalho coletivo, seja em provas ou trabalho com seus técnicos!
Confiram este artigo e conversem com seus professores e;ou técnicos sobre este tão importante assunto!

Aspectos psicológicos positivos e negativos de
uma concentração esportiva: uma visão dos atletas



http://www.efdeportes.com/efd89/concen.htm

Fiquem com Deus e agora eu irei descansar pois amanhã bem cedo já iniciamos os trabalhos físicos com o Professor Clodoaldo!!!

#VamoqVamo


#VaiBrasil

terça-feira, 19 de junho de 2012

A importância do sono para Atletas

Fala galera tudo bem?

Espero que sim! Meu boa noite de hoje após os treinos da Seleção Brasileira de Handbeach vem com um assunto bem peculiar: o Sono!

Você sabia que em TODAS as modalidades e atividades esportivas, o sono é muito importante?

Confiram este artigo enquanto nós, aqui em João Pessoa-PB vamos descansar pois o treino inicia-se as 7 da manhã diariamente!

O treinamento desportivo e a qualidade
de sono de atletas profissionais


http://www.efdeportes.com/efd110/treinamento-desportivo-e-a-qualidade-de-sono-de-atletas-profissionais.htm

Grande abraços a todos!!!
Até amnhã e fiquem todos com Deus!

#VamoqVamo

#Handbeach2012

#NósGostamosAssim

Treino dia 19.06

Primeiro treino do dia debaixo de muita chuva na Academia, agora vamos enfrentar a chuva que cai com muita força aqui em João Pessoa!
Segundo treino do dia ai vamos nós!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Seleção brasileira de Handbeach 2012

Site do Mundial de handbeach

Faltam 19 dias para o Mundial de Handbeach em Omã!!!

Confiram o Site!!!

http://www.oman2012.info/

#Vaibrasil

#VamoqVamo
Clique e curta, compartilhe!

Minha pagina no facebook!!! 

Também no twitter

E claro no Mundo do Handebol

http://www.mundodohandebol.com.br/selecao-mdh/13

#VamoqVamo


Ola Galera!

Fala galera tudo bem?

Espero que sim!

Estou iniciando este blog para vocês passarem a conhecer um pouco mais do Handbeach no seu dia a dia!

E conto sempre com a torcida de vocês para todas os treinos e competições que serão vividas por aqui!

Estamos no início mas logo logo estará com muita coisa legal por aqui!

Grande abraço a todos e...

#VamoqVamo