terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SEMINÁRIO E 5º CURSO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA DA ANDE – RiIO DE JANEIRO - 2013



Fala galera tudo bem? 


Acontecerá no Rio de Janeiro organizado pela  ANDE - Associação Nacional de Desporto para DeficientesSeminário e Curso de Capacitação Técnica da ANDE-2013 .


Este seminário visa disseminar o conhecimento em esportes paralímpicos, com ênfase nas áreas direcionadas às pessoas com paralisia cerebral, subsidiar o trabalho desenvolvido nas modalidades Futebol de Sete – PC, Petra, e Bocha Paralímpica, estabelecendo uma conexão necessária entre o saber prático e o científico, vinculados às práticas de atividades físicas e esportes para pessoas com deficiência.


Data: 31 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2013.
Local: Hotel Golden Tulip Regente - Copacabana - Rio de Janeiro

Mais informações clique no link abaixo: 

Confiram e conheçam um pouco mais do desporto Paralimpico Brasileiro!
#VamoqVamo


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Personagens da semana da Série: "Atletas dentro e fora de quadra" - Cinthya Piquet


Fala galera!

Tudo bem? Espero que sim!!

Mais uma vez deixo minha solidariedade e sentimentos a todos de Santa Maria, que Deus possa conforta-los depois desta tragédia! Que toda energia positiva chega em forma de conforto! Força!

Que final ontem hein? Grande jogo Espanhol...

Mas não posso deixar de confessar, foi emocionante demais ver a Alê sendo premiada, deu até um nó na garganta, e ollha que já havia estado presenta na premiação de 2 melhores do mundo também só que foi nas areias em Omã 2012, mas foi a mesma emoção com certeza.

Só nós que estamos dentro da modalidade sabemos as dificuldades e quanto um trabalho honesto é gratificante e emocionante quando conquistado um sonho, claro sempre tem quem se aproveite ou queira vender sua imagem usando a modalidade, porém ver a Alê recebendo o prêmio confesso que a emoção foi grande, o handebol e principalmente o feminino merece e muito!

Parabéns ao belo trabalho que a seleção masculina apresentou neste mundial, que agora nossa estrutura interna se construa e tenhamos mais oportunidades de mais clubes abraçarem o handebol e aumentarmos o numero de praticantes no alto rendimento.


Bom vamos a nossa viagem pelo brasil conhecendo nossos craques dentro e fora de quadras  que hoje vai a João Pessoa, na bela Paraíba! Hoje com nossa grande atleta que fora das quadras segue a carreira no campo das Ciências Contábeis, muito legal não?

Confira a entrevista com nossa querida Cinthya Piquet que já foi considerada melhor lateral direita do mundo de handbeach em 2009 é nossa convidada de hoje no Blog!

A atleta da APCEF-PB nos da a honra da entrevista de hoje! Vamos nessa!





Cinthya Piquet é a nossa convidada da semana!



Nome: Cinthya Piquet de Medeiros Pires    

Idade: 27

Grau de escolaridade: Superior Completo – Ciências Contábeis.

Tempo de dedicação ao esporte: 18 anos

Posição: Lateral direita

Clube:  Apecef - PB




Junto com Jefte Saraiva, Cinthya Piquet foi considerada Melhor Lateral direita do Mundo na China em 2009




1. Como o handebol entrou na sua vida?

Cinthya Piquet - Na escola. Pratiquei voleibol e handebol ao mesmo tempo, depois optando pelo handebol.


2. Quem foi a pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta profissional?

CP - Meu pai.



3. Quais eram os seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente?

CP - Sempre tive algumas atletas aqui do meu estado (PB) como referencia Carol Maia, Fabiola Galvão, Isabela Maroja e Aline Rosas. Mas a atleta de mais visibilidade e mais exemplo pra mim, sempre foi a Zezé.



Cinthya Piquet  atuando pela equipe do APCEF-PB



4. Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta profissional?

CP - Disciplina.



5. De que maneira você conciliou estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc)?

CP - Estudei num período e treinava em outro.  Durante as viagens, sempre tive uma flexibilidade nos meus horários na universidade.




 Cinthya Piquet com a seleção brasileira no título mundial em 2012 em Omã. 


6. Qual o seu sonho?

CP - Participar dos Jogos Olímpicos com o handebol de areia.


7. Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado "Cartas a um jovem poeta". Nesse livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria. Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

CP - 1% é talento e 99% é suor. E acreditar sempre, somos completamente capazes!


Valeu Cinthya, que alcance cada vez mais sucesso e obrigado por deixar o handebol brasileiro na história com seu belo trabalho! Obrasil se orgulha em ter tantos melhores do mundo no Handbeach!

Semana que vem vamos a mais uma grande atleta e que no último mundial também foi melhor do mundo em sua posição! Vamos a histórica Recife - PE conversar com a nossa bela Millena Araújo atleta da APCEF - PB.


Grande abraço a todos e que o Grande Arquiteto do Universo nos traga uma semana de alegrias e conquistas!

#VamoqVamo


domingo, 27 de janeiro de 2013

Mundial da Espanha 2013, final inédita Espanha x Dinamarca! Handebol Brasileiro também na entrando na história, mas não é de hoje! Confiram!

Fala galera tudo bem?

Bom primeiro queria começar este post prestando a solidariedade as famílias de Santa Maria - RS que passam por uma tristeza muito grande nesta tragédia acontecida nesta manhã. Força!

Bom vamos lá hoje é dia de final, mas também é dia de Brasil na história, mais uma vez! Alguns se questionarão, mais uma vez porque? Eu vou tentar explicar...

Bom hoje no intervalo da final entre Espanha x Dinamarca veremos o Brasil onde sempre sonhamos, entre os melhores do mundo, mais uma vez, inédito na quadra, mas no handebeach já aconteceram algumas vezes!

É pra se comemorar e se emocionar sim, Alê Nascimento nesta premiação trás toda uma geração de nossa seleção feminina comandadas pelo grande técnico Morten o Brasil entrar na história! 

E o Esporte Interativo estará transmitindo este dia histórico a partir das 14 horas! 

Hoje mais do que nunca Orgulho de ser brasileiro



Você sabia?

O Brasil já tem alguns atletas no handebol indoor alguns nomes na história do handebol, são eles:

- Bruno Souza - 3º melhor atleta do mundo - Eleição International Handball Federation - IHF- 2003
- Jaime Torres - 5º goleiro do mundo estatísticas Mundial da Croácia   - 2009
- Chana Masson - Melhor goleira do Mundo - Mundial do Brasil - 2011
- Alê Nascimento - Melhor atleta do mundo  - Eleição International Handball Federation - IHF - 2012/13

E no Handbeach também estamos na história!!! Confira!!!


2001 - Palito - Melhor Goleiro / Lucila - Melhor Jogadora, Revelação e Musa.

2005 - Maysa Pessoa - Melhor Goleira

2006- Bruno Carlos - Melhor Central/Especialista / Jerusa Dias - Melhor goleira

2008 - Gil Pires - Melhor Lateral Esquerdo/ Manu - Melhor Lateral Esquerda e Artilheira

2009 - Cyinthia Piquet - Melhor Lateral Direita / Jefte - Melhor Lateral Direita

2010 - Bruno Carlos - Melhor Central/Especialista / Millena Alencar - Melhor Pivô

2012 Wellington Esteves (Gulliver) - Melhor Lateral Direito/Diogo Vareta - Melhor defensor
Millena Braga - Melhor Lateral Esquerda / Patrícia Scheppa - Melhor Lateral e melhor jogadora (MVP)

(Só começaram a premiar melhor no geral - MVP - em 2012, antes era só por posição)


Ainda temos também na história os melhores árbitros do mundo no Handbeach são eles:

- Silvio Lago e Luis Felipe Caldas - 2 vezes melhor dupla do mundo de handbeach.

Vamos cada vez mais construir a história do Handebol e do Handbeach, juntos somos mais fortes!

Parabéns mais uma vez Alê! 

Bom com isso tenho orgulho de dizer, PÁTRIA AMADA BRASIL!


Ah é ainda tenho que falar sobre a final né? rs...

Vamos lá!


Espanha - Dinamarca

Hoje o Palau Sant Jordi recebe duas seleções históricas que fazem uma final inédita em um campeonato do mundo de handebol.


A Espanha tem a chance histórica para obter e repetir o sucesso de um título mundial conquistado na Tunísia 2005, único título dos “Hispanos”
Espanha que vem usando e muito bem o fator casa, pois sua torcida aparece em peso e vem sendo seu “8º jogador” que vem motivando e muito os atletas de seu selecionado.
Para tudo isso tem a expectativa de como seu comandante Rivera Valero, organizará a esquadra espanhola para o duelo frente a Dinamarca que alcança neste mundial sua terceira final de Mundial na esperança de conseguir seu  inédito título.
Valero vem apostando com a Espanha um jogo muito robusto e consistente do seu 6-0 e grandes atuações de seus goleiros Sterbic e Serra que nas quartas de final e semifinal foram decisivos, armando assim um de suas maiores qualidades neste mundial o encaixe da ligação de Defesa para contra-ataque.
A Dinamarca, equipe que é a única a ter vencido todos os seus jogos (8 vitórias em 8 jogos), enquanto os  "hispanos" até chegar à final, sofreram apenas uma derrota, contra Croácia no último jogo da fase de grupos.
Dinamarca também conta com uma defesa 6-0 muito forte e um contra ataque que no andar do Mundial deixa sempre a equipe dinamarquesa chega ao fim do primeiro e fim de jogo com um placar controlado ao seu favor.
O comandante dinamarquês Ulrik Wilbek tem sido capaz de distribuir minutos entre sua equipe durante o campeonato, fazendo assim que sua equipe chegue aos finais das partidas com a parte física equilibrada e fria, diferente que vemos do selecionado espanhol.


Será uma grande final e um grande dia para o handebol!

E estarei la com a galera do Esporte Interativo a partir das 14 horas! E você vai perder esta?


Você sabia?


- Esta é a 2 ª vez que a Espanha chegou à final do Mundial. A primeira vez que eu tinha que levou o título em Tunis 2005, depois de vencer a Croácia. Para a Dinamarca será sua terceira chance de obter seu primeiro título mundial, depois de perder a final contra a Tchecoslováquia, em 1967 e 2011 contra a França.


- Este será o sexto confronto histórico entre Espanha e Dinamarca em um Campeonato Mundial. dinamarqueses ganharam quatro vezes , enquanto os hispânicos conseguiram sua única vitória contra os nórdicos no Egito 1999.


- Na 23 campeonatos mundiais realizou até à data, como organizadores de apenas 4 seleções levou o título mundial(Suécia, em 1954, França em 2001 e na Alemanha em 1938 e 2007).


- No caso de perder a final da Copa, a Croácia Dinamarca e Suécia seria igual as finais históricas do ranking perdidos, com 3.


- Dinamarca, a bête noire da Espanha nos últimos anos As duas últimas reuniões dessas equipes em competições internacionais, resultou em vitória dinamarquesa por um único objetivo. Campeonato Europeu de 2012 a Dinamarca venceu por 25-24, enquanto que na pontuação final de Olimpíadas de Londres foi 24-23 para os nórdicos.


É isso galera hoje com certeza é um grande dia para o handebol nacional! E uma grande final! 


#VamoqVamo

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mundial da Espanha,Semi finais! Espanha x Eslovênia Dinamarca x Croácia façam suas apostas!


Fala galera!

Tudo bem? Espero que sim!

Pois é chegou a hora!

Semi finais!

Espanha x Eslovênia

Dinamarca x Croácia


Quem esperaria essa montagem de semi final? Eu errei e você?






Na Tela do Esporte Interativo, ao vivo e exclusivo, estaremos eu, professor Rogério Alves os monstros da narração deste Mundial Luis Felipe Freitas e Jorge Iggor a partir das 16 horas, você não pode perder!



Espanha x Eslovênia



A Espanha que entrou neste Mundial com o primeiro objetivo de chegar as semifinais, cumpre a primeira parte de sua meta, e vê no duelo contra  Eslovênia como uma chance de quase terminar um torneio de sucesso.

Do outro lado da quadra estará a surpresa do Mundial, Eslovênia que chega as semifinais vencendo nada mais nada menos que todas suas sete partidas no Mundial.
Para o técnico espanhol Lado Valero Rivera a Seleção Espanhola terá em Barcelona o mesmo apoio ou muito mais do que em Zaragoza, onde o caldeirão espanhol foi um fator chave para vitória nas oitavas e quartas-de-final.

Os eslovenos virão a Sant Jordi sem pressão, sabendo que eles já estão uma grande história e com o objetivo de manter e quem sabe chegar a final do campeonato do mundo. A grande preocupação eslovena é a dúvida de participação de seu artilheiro Dragan Gajic poderá jogar, pois continua com uma lesão muscular.

Esta será a primeira vez entre a Eslovénia e Espanha, em um campeonato mundial.
A Espanha chega a quinta vez que a Espanha chegar às semifinais. Os “Hispanos” venceram apenas um de seus quatro confrontos de semifinais da história, que foi na Tunísia, camponato este que eu estava com a Seleção Brasileira 2005 e, finalmente Espanha foi campeã do mundo.

Você Sabia?

“O time da casa em um Campeonato do Mundial só jogou a final em 6 de suas 23 edições  até hoje. Até este torneio, o melhor desempenho histórico pela Eslovênia em um Campeonato Mundial foi na Alemanha 2007, quando terminou sua participação em décimo.”
Espanha marcou 219 gols e sofreu 142 enquanto a Eslovênia marcou 210 e sofreu 188. A diferença de gols entre os dois lados é 77 para os espanhóis e 22 para os eslovenos.

A emoção ditará esta primeira perna da semifinal!



Dinamarca - Croácia



Dinamarca vem a esta semifinal para travar um grande duelo contra a Croácia, seleção esta responsável por deixar de fora nada mais nada menos que os “Experts” a toda poderosa França.

O técnico dinamarquês Ulrik Wilbek  reconhece : "Croácia está dando bons resultados muito devido ao nível  de seu técnico que foi um grande jogador  que foi Goluza . Croácia ganhou a Espanha na Espanha e ganhou a França. Temos esperança, nós queremos ganhá-los, e não posso dizer qual time é favorito em nossa semifinal ".

Já Goluza também foi elogios a Wilbek “ Eu respeito muito o meu colega Wilbek mas eu acredito nos meus jogadores ", sublinhou Goluza.
Este duelo marca a queda de mais um invicto, já que Dinamarca e Croácia estão invictas na competição, as equipes demonstraram mais força até agora neste campeonato, contando seus dias de vitórias e recebem elogios de todos os participantes do mundia de handebol.

Dinamarca chega a esta semifinal com uma seleção que impõe seu ritmo esmagador até agora em suas partidas, já a Croácia vem de jogos mais  complexos do que seu rival, enfrentando grandes favoritos, como Espanha ou França, e mostrando que Slavko Goluza veio a Espanha com a firme proposta de colocar uma nova estrela em seu camisa.

Você sabia?

“Mirko Alilovic da Croácia é o goleiro, das quatro equipes semifinalistas,  que fez mais defesas  77 no total. Niklas Landin da Dinamarca fez 68 defesas. Nos 7 metros um bom duelo também já que o goleiro reserva Dinamarquês Jannick Verde vem liderando o mundial com 68,5% de aproveitamento enquanto o croata Filip Ivic vem no 3º posto com 40% de aproveitamento neste ranking, o que qualifica ainda mais este duelo nas semifinais.”

Bom galera, as cartas estão na mesa!

Pra quem gosta de estudar o esporte e principalmente de handebol serão jogos de 4 escolas de handebol interessantíssimos para gravar e passar a seus alunos! 

#VamoqVamo


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Personagem da semana da Série: Atletas dentro e fora das quadras! Confiram! Djhandro Ricardo

Bom dia galera!

Tudo bem?

Uma "ressaca" depois dessa eliminação do mundial contra a Rússia? Pois é , também levantei nesta segunda feira ainda com aquela sensação que dava um pouquinho mais! Bom mais é assunto do próximo post que tentarei escrever com uma analise mais robusta.

Esta semana na nossa série "Atletas dentro e fora das quadras" recebemos uma ilustre visita, um grande exemplo que acho que devem ler com carinho e entender porque este blog visa tanto mostrar o atleta em sua rotina dentro da modalidade, e fora dela também , com uma visão da importância de sempre se lembrar que acadêmica deve andar junto sim apesar de todas as dificuldades, com o lado esportivo!

Com isso conversaremos hoje com um grande amigo, que esta justamente nesta fase de transição, já conquistando com muita competência e trabalho, mais um título mundial, este último já como membro da comissão técnica brasileira! 

Diretamente de Maracanaú -Ceara, estou falando do ex capitão e atual auxiliar técnico da seleção brasileira tri campeã mundial Professor Djhandro Ricardo.


Confiram e conheçam um pouco mais deste guerreiro do Handbeach!



 Nosso personagem da semana Djhandro Ricardo ex capitão, agora auxiliar técnico da Seleção Brasileira Tri Campeã Mundial de Handbeach




Nome: ANTONIO DJHANDRO RICARDO NASCIMENTO

Idade: 31 ANOS

Grau de escolaridade: PÓS-GRADUADO EM TREINAMENTO DESPORTIVO, PÓS-GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADA A EDUCAÇÃO BÁSICA E GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Tempo de dedicação ao esporte: 22 ANOS

Posição: ASSISTENTE TÉCNICO

Clube: GRÊMIO CIEF – PB (mas moro em Maranguape – CE)



1 - Como o handebol entrou na sua vida? 


Djhandro Ricardo - Através da educação física escolar, quando tinha 9 anos de idade meu amigos jogavam e o esporte me atraiu. No início foi muito difícil, pois não era muito habilidoso e meus colegas tiraram “sarro” comigo direto, mas insisti e procurei sempre me dedicar ao máximo, como todo menino tinha o sonho de jogar uma copa do mundo, uma olimpíada, e consegui no beach handball foram três mundiais, um world games, e dois pan-americanos, conheci vários países e viajei pelo mundo... Esse aprendizado me convenceu de duas coisas, sempre podemos aprender mais, e isso é bom, e segundo, não há lugar melhor que o nosso lar, e isso também é bom.



2 - Quem foi a pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta profissional?

DR - Nunca vai existir ninguém mais importante nessa minha trajetória que meus pais, são difíceis criar três filhos com tão pouca estrutura e mesmo assim nunca deixar faltar nada... Apesar da pouca instrução sempre foram entusiastas e vibraram com minhas conquistas, eternos ídolos, hoje posso retribuir parte do que fizeram... Procuro cuidar deles, e consigo, com a maturidade da educação que tive hoje posso perceber o quanto é importante manter nossa família unida, se ajudando e sempre por perto, até isso o esporte fez.




  Djhandro já campeão em seu primeiro campeonato como auxiliar técnico da Seleção    Brasileira já se sagrou Tri Campeão Mundial de Handbeach em 2012



3 - Quais eram os seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente?

DR - Atualmente tenho referencias fortíssimas uma delas é o professor Guerra Peixe, técnico da seleção de beach handball, aprende muito com ele. Outros são: Professor Eduardo Melo, Professora Fátima Garcia e sempre o Professor Robeto Gomes (Negão). Como atletas os do Beach Handball hoje são minha fissura, mas na minha infância tenho vários ídolos desde a época do vídeo cassete... Xexa, SB, Helinho, Guga... e por aí vai... O nosso esporte podia ter mais história.




Djhandro Ricardo é técnico da Universidade Federal do Ceará



4- Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta profissional?
 
DR - Equilíbrio, respeito, capacidade de se colocar no lugar do outro, perseverança, oportunismo e ambição (este último no sentido positivo, não é ganância, é ambicionar ocupar posições melhores, condições melhores, aprendizados e oportunidades melhores), sejamos mais ambiciosos.



  No ultimo nacional de handbeach em 2012, Djhandro ainda como atleta, sagrou-se campeão brasileiro pela equipe do Grêmio CIEF - PB.


5 - De que maneira você conciliou estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc)?
 
DR - Muitas horas de trabalho duro, acordar mais cedo, dormir mais tarde, mas dormir. Como minha área é educação física minhas viagens acabavam por se tornar laboratórios, aprendia muito como atleta e punha em prática como professor... Sempre imaginei meus alunos como capazes, únicos e fantásticos... Mas existem momentos em que você deve fazer escolhas, e por vezes você deverá abrir mão de um ou de outro... Não é abandonar é saber que de alguma forma você deverá mais tarde trabalhar em dobro para compensar uma ausência ou e um ou em outro.

 
 


6 - Qual o seu sonho?
 
DR - Meu maior sonho vai além do esporte, mas passa pelo esporte, em um mundo com mais igualdade, respeito, direitos iguais e cumprimento as leis, poderemos garantir aos nossos, dias melhores, mais seguros e mais felizes... O esporte pode contribuir com esse aprendizado e com a construção desse mundo... Sonhos!!!


 
   O mais novo desafio de Djhandro é falar um pouco mais sobre a modalidade no Esporte Nordeste site que mantém o Nordeste e o Brasil bem informado em tudo que se relaciona ao esporte.


7 - Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado "Cartas a um jovem poeta". Nesse livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria. Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

DR - Respeite o tempo, o mundo e as pessoas. Tudo acontece no tempo certo, o que acaba justificando o adiamento por vezes de uma vitória, de um prêmio ou de um resultado. O mundo segue seu curso então trabalhe duro para que seus planos se enquadrem nessa imensa aventura que representa a vida e por último, já temos inveja, maldade, possuímos problemas demais ao nosso redor, não seja mais um a fortalecer estes sentimentos, agrade, abrace, torça, vibre, fique alegre com as conquistas dos outros, e não espere mais do que o mesmo em relação a eles. Um grande abraço!!!


Otimas palavras não? Quero agradecer muito ao Djhandro por participar conosco aqui, com certeza ele é um dos orgulhos do esporte nordestino e nacional claro! O Ceará deve ter muito orgulho de você!

Galera mais um aprendizado concordam? Semana que vem estaremos com a atleta da Seleção Brasileira e do APCEF - PB Cinthya Piquet.

Grande abraço a todos, ótima semana!

Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine e nos proteja!

#VamoqVamo