quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Para ler e refletir sobre sua modalidade aqui no Brasil....Seja ela qual for.

Bom dia galera...

Pois é, as vezes temos uns textos que merecem ser lidos, uma, duas quantas vezes forem necessárias, pois encaixamos diversas situações(nesse caso modalidades) e suas realidades.
Vale a pena conferir...



Por Marcos Malafaia:

"OS ABUTRES DO ESPORTE
O episódio mostra um lado do cenário esportivo brasileiro. Acordo num domingo e abro o jornal, como de costume. Numa bela reportagem de contracapa, vejo uma atleta paraolímpica da Canoagem Va’a (Canoa Polinésia), que acabara de conquistar sua segunda medalha num Mundial. Conheço profundamente o projeto de onde ela saiu. Mais do que isso, conheço o seu fundador, organizador, “carregador de piano”, o cara que, contra todas as lógicas, fez o projeto ser um sucesso. Como tantos outros exemplos idênticos em todo o país. 

O nome do projeto é Rio Va’a. O cara é o Nicolas, um francês radicado no Brasil, amante da natureza e principalmente das canoas do Taiti. 

Durante a longa reportagem, em nenhum momento o projeto é citado, muito menos seus apoiadores e o seu mentor e mantenedor, o Nicolas. O Nicolas, que várias vezes tirou dinheiro da sua família para comprar canoas, pagar passagens ou até o lanche de atletas como aquela menina, agora medalhista internacional. O jornalista não me parece ter culpa direta. 

É aquele jogo atual em que assessorias de imprensa com claro viés político divulgam somente o que é de interesse, sem qualquer preocupação com a informação precisa, a informação completa. Como jornalista, acho que anda faltando um pouco de profundidade, pesquisa, trabalho mesmo por parte dos repórteres, ainda mais nessas matérias de divulgação, mas esse é um outro problema...

Enfim, na reportagem aparecem sim algumas figuras que, num passe de mágica, após a medalha da menina no Mundial de Canoagem, dão declarações sobre o seu grandioso e bem sucedido “projeto de trabalho” para descobrir e lapidar talentos. Talento este que sequer conheciam há bem pouco tempo. Eles se aproveitam de que ainda há pouca informação disponível sobre este universo paraolímpico para levar vantagens pessoais. 
Essa é a lógica dos abutres. Que comem as sobras da caça, sem esforço. Uma perversa verdade do esporte nacional (principalmente o paraolímpico), em que incompetentes travestidos de dirigentes literalmente roubam o brilho alheio. Aparecem bonitinhos e engomadinhos na foto, pegando carona no talento de quem realmente realiza. De quem realmente faz as coisas acontecerem. E ainda ganham salário para isso, pagos quase invariavelmente com dinheiro público. 

Nicolas, sei que deve ser duro e que algumas lágrimas devem vir aos olhos quando você é obrigado a ver uma situação como essa. Mas te peço que não pare. Não desista de seu belo trabalho. Pessoas como você é que são a verdadeira razão do esporte. E, certamente, são felizes pelo resultado dos meninos e meninas, pela emoção que isso traz pra você todos os dias, não pelo que sai publicado em aspas de dirigentes. Pessoas como esses abutres têm prazo de validade. Dependem de suspeitos acordos, tenebrosas alianças, bajulações quase humilhantes e sequer podem dormir. Felicidade é algo que jamais vão conhecer. 

O prazer da vitória pra eles é difuso, confuso, irreal. Até porque, lá no fundo, por mais doentes que sejam, sabem direitinho que não são protagonistas de nada, nem da própria vida deles."

Espero que tenham feito uma boa leitura!

Grande abraço e até a proxima!


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Aniversário Centro Esportivo Geração - 18 anos 

.

O Centro Esportivo de Praia Geração, localizado na Avenida Atlântica altura do número 1702 (Copacabana Palace Hotel) realiza a partir deste sábado (14/09) o 18º Festival Craque Só na Bola que recebe  mais de 20 escolinhas e equipes distribuídas em 3 modalidades (Beach Soccer, Volei de Praia e Beach Handball) 



Categorias de base Beach Soccer e Volei de Praia.




O Geração atende cerca de aproximadamente 600 crianças e jovens com atividades de esporte, lazer, cidadania e educação oferecendo atividades recreativas através da prática do futebol de areia, vôlei de praia e Beach Handball sem distinção de cor, raça ou classe social. É um Projeto acima de tudo Social.

Grande parceiro Felipe Soares e professor Almir Fernandes


Com isso em 2009, com a parceria do Governo do Estado, veio a ideia de lançar uma campanha para reconquistar os jovens carentes, acrescentando ao projeto a marca “Craque só na bola”. “Trabalhamos o lado social, educacional, junto com o esportivo” afirma Almir Fernandes, presidente e coordenador do projeto, que diz que o requisito básico para treinar com o grupo é estar na escola.


Beach Soccer feminino

Desde a sua criação pelo seu diretor, professor Almir Fernandes, eterno incentivador da modalidade e da solidariedade, o projeto apresenta um caráter beneficente junto à comunidade local. E claro, sem deixar de lado a prática esportiva.


Parte do corpo de Professores Geração

Pensando nisso por iniciativa do projeto social Geração Craque só na Bola apoiado pelo governo do estado, vem aí o 18º Festival Craque só na bola, que começa no dia 14 de setembro com a participação das equipes sub-9 e sub-11 das escolinhas de futebol do estado do Rio de Janeiro. Na semana seguinte serão jogadas as categorias sub-13 e sub-15 (dias 21 e 22 de setembro), sendo finalizadas as categorias sub-17 e feminino nos dias 27 e 28 de setembro.

As disputas vão acontecer nos campos do Centro Esportivo de Praia Geração, sempre ao sábado e domingo, sendo no primeiro as primeiras fases e no segundo a grande final.

O último final de semana de jogos será destinado ao Vôlei de Praia e ao Beach Handball nos dias 5 e 6 do mês de Outubro. 
No caso do Beach Handball confirmados temos, Niterói Rugby, Unihandbeach/Belford Roxo, Icaraí handbeach, HTR/Três Rios, RioHandbeach e ANDEP/Arena, com arbitragem da FHERJ (Federação de Handebol do Rio de Janeiro).

Beach Handball Masculino Geração

Ao todo serão mais de 27 escolinhas nas 3 modalidades, sendo a maioria dos alunos de comunidades pacificadas e de diversos locais do estado, tais como Copacabana, Ipanema, Leblon, Leme, Botafogo, Urca, Icaraí, Caxias, Meriti, Belford Roxo; uma verdadeira demonstração de integração social.


Beach Handball Feminino




“Maior objetivo é formar cidadão. Através deste trabalho, conseguimos atingir o coração dos jovens. O objetivo do nosso governador foi esse, que crianças tenham acesso ao esporte como inclusão social” – afirmou o diretor e professor Almir em tom de agradecimento especial ao Governo do Estado.


Eu e o Comandante e gestor do Geração Professor Almir Fernandes.