segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Personagem da semana da Série: Atletas dentro e fora das quadras! Confiram! Patrícia Scheppa


Bom dia galera!!!! tudo bem? Espero que sim!

Estamos chegando a mais uma semana, a "primeirona " de novembro! Reta final de 2012, um bom ótimo ano para o Handbeach brasileiro, em ambos os naipes!

Hoje na nossa série "Atletas dentro e fora das quadras" temos nossa "melhor das melhores" no último Mundial de Omã, Patrícia Scheppa! 

Scheppa lateral do Campinas 360º nas areias, acumulou os prêmios de melhor lateral e melhor atleta do Mundial, levando de quebra junto ao título mundial com a Seleção feminina.

Fora das quadras uma das representantes da seleção no Estado de SP, a professora Patrícia Scheppa atua na área de Educação Física na cidade de Pindamonhangaba, onde também representa a cidade na equipe de handebol.


Scheppa em ação na final do Mundial contra Dinamarca


Nome: Patricia Scheppa

Idade: 24 anos

Grau de escolaridade: Ensino Superior Completo – Educação Física

Tempo de dedicação ao esporte: 4 anos

Posição: Lateral direita e pivô

Clube: Campinas 360° nas Areias - SP

1. Como o handebol entrou na sua vida?

Patrícia Scheppa - Vi o handebol pela primeira vez, na escola, comecei a praticar, fui para um clube e logo depois sai do estado para jogar o handebol de quadra. Comecei a praticar o handbeach com o Professor Alexandre Almeida, na cidade de Campinas em 2009.


 Scheppa com a Seleção no Mundial de Omã


2. Quem foi à pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta profissional?

PS - A pessoa mais importante foi meu professor Lidimar, que no meu estado o Espírito Santo me mostrou o handebol de quadra. Ele me mostrou de forma atrativa e devido a vivencias com ele, amei a modalidade e com o tempo foram surgindo às oportunidades e sai do estado para jogar. Até hoje me lembro dessa época e cada conquista da minha vida foi muito importante, mas a época escolar nunca será menos importante, foi essencial para tudo que tenho hoje.

3. Quais eram os seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente?

PS - Na minha infância admirava muitos jogadores famosos, mas os que mais me marcaram foram os jogadores mais velhos dos meus clubes, pessoas que conhecei e acrescentaram muito na minha vida, tanto como atleta como pessoa. Por exemplo, Ana Paula Rodrigues, atual armadora da seleção de quadra, uma pessoa alegre e guerreira, que me ajudou muitas vezes a levantar e me mostrou um jeito encantador de jogar handebol. Jerusa, atual goleira da seleção de handbeach, admiro a calma e confiança que ela passa para uma equipe toda. Tenho como ídolos técnicos, professores, amigos e família. Essas pessoas de forma essencial contribuem para melhoria da minha vida num todo. São importantes em cada tomada de decisão e evolução da minha vida.


Professora Patrícia Scheppa atuando Centro Esportivo Pindamonhangaba - SP.


4. Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta profissional?

PS - Cobro-me muito e gosto de desafios. Querer viver sempre algo único e me superar me motivam a ser atleta, nenhuma outra profissão na vida proporciona tantas emoções, tantas amizades e ensinamentos.

5. De que maneira você conciliou estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc)?

PS - Sempre tentei me programar para não deixar os estudos atrapalharem meus treinos e jogos e vice-versa. Quando não era possível conciliar os estudos com as viagens, tinha o apoio dos professores, eles me ajudaram muito, adiantando matéria, provas ou aplicando-as depois das viagens. Sempre tentei manter um ótimo relacionamento com os professores.

6. Qual o seu sonho?

PS - Eu sonho em ver o handebol sendo muito mais reconhecido. Sonho em ver as pessoas assistindo os jogos na tv aberta, sabendo os nomes dos atletas que representam o país. Sonho em andar na rua e ver as pessoas falando da modalidade. Sonho em ver uma criança dizendo quando crescer quero defender igual aquela goleira da seleção de handebol. Sonho em ver a modalidade sendo valorizada.


                        Scheppa em ação contra Croácia no Mundial de Omã 2012

7. Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado "Cartas a um jovem poeta". Nesse livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria. Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

PS - Ser atleta exige muito treino e dedicação. Ser um bom atleta além de muito treino, dedicação, é necessário ser inteligente, ter raça, ser responsável, consciente e acima de tudo, muita alegria, AMOR pelo o que faz e nunca deixar de sonhar. Para que você siga na luta nunca passe por cima de ninguém, nunca humilhe ninguém, se você ajudar aqueles que estão ou não estão com você à lei natural do mundo te fortalecerá. Lembre-se que você além de atleta é um ser humano e que provavelmente será espelho de alguém, por isso tem que ser uma ótima pessoa. Absorva as coisas boas e use as coisas ruins para não repeti-las. Refleti sempre e busque sempre melhorar e se superar.

Galera, espero que tenham gostado de conhecer mais um pouquinho de nossos atletas dentro e fora das quadras! 



Semana que vem estaremos recebendo as palavras diretamente da linda Fortaleza - CE! Estaremos com uma de nossas "muralhas defensivas", Darlene Soares.

Que o mês de novembro seja de muitas boas notícias e muitas realizações a todos que trabalham diariamente e muito para um futuro melhor!

Que o Grande Arquiteto do universo nos guie e nos proteja em mais este mês de grande provas!

Abraço a todos!





#VamoqVamo


Um comentário:

  1. Muito boa a entrevista dessa semana. Gostei muito e as palavras da Scheppa são inspiradoras e pontuais. Parabéns pelo sucesso que todos vocês alcançaram em suas carreiras. ;)

    ResponderExcluir