segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Personagem da semana da Série: Atletas dentro e fora das quadras! Confiram! Roberta Guimarães

Bom dia galera! 

Como disse no primeiro post desta série, semanalmente estaremos trazendo um pouquinho mais dos atletas das Seleções Masculina e Feminina de Handbeach, tanto dentro como fora das quadras em suas profissões!

Mostrando a vocês o quanto o estudar também é tão importante como ser atleta! 

E o mais interessante desta séria será a diversidade de profissões entre os atletas entrevistados! 

Pra você que ainda não escolheu o que vai cursar, ou você que as vezes acha que a vida de atleta é para sempre, lembre-se: levar a vida acadêmica em paralelo independente das dificuldades é fundamental! Nós conseguimos e alcançamos o topo do mundo e acadêmicamente formados! Confiram a nossa entrevista de hoje!


Roberta Guimarães, a nossa querida "Robertinha" que já foi Vice- Campeã da Liga Nacional com a Equipe de Blumenau hoje é atleta do IDEC - RJ,  atual Campeão Brasileiro e da Seleção Brasileira de Handbeach!


 Roberta atuando pela Seleção Brasileira de Handbeach





Nome: Roberta Guimarães de Oliveira

Idade: 29 anos

Grau de escolaridade: Administração MBA completo

Tempo de dedicação ao esporte: 15 anos.

Posição: Lateral Direita e Especialista

Clube: IDEC - RJ



1. Como o handebol entrou na sua vida?

Roberta Guimarães - Na Educação física da Escola com 09 anos de idade.

2. Quem foi a pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta profissional?

RG - Professor Luis Roberto (Luika) que na época era técnico do time feminino do Niterói Rugby. Como profissional o professor/técnico Graciano também foi muito importante para o meu crescimento.

3. Quais eram os seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente?

RG - Zezé e Bruno Souza. Ainda continuam sendo os mesmos!!!

4. Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta profissional?

RG - Foco em buscar a conciliação dos estudos com a prática esportiva, sabendo sempre que os estudos ficam para vida toda, com ciência de que o handebol no Brasil sempre foi visto e ainda é, infelizmente, como hobby dos apaixonados pela modalidade. Visto que, são poucos os clubes/times do Brasil que disponibilizam uma vida descente para tornar o praticante da modalidade handebol num atleta profissional de handebol.

Foras das areias a atual Campeã Brasileira Roberta é Analista de Gestão Tributária na Endesa Brasil S.A.,uma das maiores empresas no ramo de energia elétrica do mundo.


5. De que maneira você conciliou estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc)?

RG - Para tudo na vida você tem que ter dedicação e foco. Então a conciliação dos estudos com a prática na modalidade sempre foram encarados como objetivos que caminham juntos. Quando fui “profissional no handebol”, se é que podemos falar dessa forma, dependia de bons resultados do time/equipe para manter a bolsa, assim como ter boas notas para não perder a bolsa na faculdade. Também acredito que a dedicação aos estudos seja fundamental para manter a mente fresca e funcionando!

6. Qual o seu sonho?

Que um dia alguém possa me contar que conseguiu vencer na vida e sobreviver financeiramente apenas se dedicando ao handebol e depois divulgando sua vitória pelo país a fora.


Roberta em sua Equipe o IDEC-RJ atual campeão Brasileiro de Handbeach



7. Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado "Cartas a um jovem poeta". Nesse livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria. Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

RG - Se hoje, no começo desse século, ele ainda tiver esse sonho, que tente uma vaga num time de handebol na Europa, para conseguir ter uma vida digna de atleta profissional. Mas se ele não tiver condições, que continue batalhando por uma vaga nos times Brasileiros, mas nunca deixe os estudos em segundo plano. Que esse aspirante à atleta estude igual ou até mais que sua dedicação à vida de atleta, pois só assim ele terá um futuro mais tranqüilo e próspero. Quem sabe na próxima década essa minha última resposta mude, mas por enquanto infelizmente a realidade é essa!


É isso ai galera! Espero que tenham gostado e conhecido um pouco mais de nossos atletas!

Um grande abraço também a AMHb-MACAÉ e Unihand/Belford Roxo que conseguiram o acesso a série A do Campeonato Estadual de Handbeach do Rio de Janeiro. Parabéns!!!!


Semana que vem continuaremos a série com Bruno Carlos, especialista ( ou também posição conhecida como  coringa) da Seleção Brasileira e do Gremio CIEF de João Pessoa - Paraíba  .

Grande semana a todos, grande abraço!!!

#VamoqVamo

Um comentário: