segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Personagem da semana da Série: Atletas dentro e fora das quadras! Confiram! Bruno Carlos

Fala galera!!!!

Tudo bem? Espero que sim!

E mais uma semana que se inicia! Que Deus possa estar iluminando aos trabalhadores assim como nós,que com seu suor diario tentam levar este Brasil que tanto amamos!

Na nossa entrevista de hoje temos um grande nome, um grande amigo que o Handbeach pode me dar. Uma pessoa que apesar da sua estatura mediana, é um gigantes nas areias e uma pessoa que sou suspeita em poder falar pois se tornou um grande amigo.

Estou falando do nosso querido Bruninho ou internacionalmente conhecido Bruno Carlos, que fora das areias é um advogado de grande futuro!

Melhor do mundo já eleito em sua posição (especialista), um dos mais experientes apesar da pouca idade e capitão da Seleção Brasileira que recentemente conquistou Tricampeonato Mundial em Omã 2012 nos dar o prazer de contar um pouco mais de sua trajetória dentro e fora das 4 linhas.

Confiram e comentem, façam suas perguntas, afinal esse blog é tanto do esporte como da educação!



Bruninho em ação na final contra Ucrânia no Mundial em Omã 2012



Nome: BRUNO CARLOS DE OLIVEIRA    

      
Idade: 26 ANOS


Grau de escolaridade: SUPERIOR COMPLETO EM DIREITO – PÓS GRADUANDO EM DIREITO DO TRABALHO


Tempo de dedicação ao esporte:  Iniciei em 1998


Posição: ESPECIALISTA          


Clube: GRÊMIO CIEF


1. Como o handebol entrou na sua vida?


Bruno Carlos - Na escola por intermédio dos meus irmãos que começaram a jogar.


2. Quem foi a pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta profissional?


BC - Não tenho como resumir a uma única pessoa, sempre tive o apoio de minha família, amigos e minha noiva.


3. Quais eram os seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente?


BC - Na Infância eu tive como ídolos atletas de outras modalidades esportivas, como Bebeto e Michael Jordan. Hoje depois de conviver com a realidade esportiva, tenho como ídolos os meus companheiros da seleção, em especial os que estiveram comigo no início da minha fase defendendo o Brasil, Gil Vicente, Daniel Baldacin, Flávio Cassilati. Citei apenas 3 nomes, mas todos que estiveram comigo nessa seleção sabem o quanto aprendemos juntos e não há como negar que somos fãs uns dos outros.


Durante a execução do hino nacional na final
contra Ucrânia do Mundial de Omã 2012




4. Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta profissional?


BC - Acredito que a autoconfiança e a alegria de jogar foram decisivas para que eu me tornasse um atleta profissional. Fazer algo com prazer e tendo a certeza de que vai dar certo é o primeiro passo para conseguir qualquer coisa na vida.


5. De que maneira você conciliou estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc)?


BC - Não é nada fácil, porém completamente possível! Infelizmente o nosso esporte ainda não dá condições de sobreviver apenas de treinos e competições e mesmo que assim o fosse, não podemos deixar de estudar! A educação/estudo é fundamental para qualquer ser humano e qualquer profissão. Consegui conciliar estudo e esporte com força de vontade, eu tinha como objetivo me formar, então o tempo que eu não estava em treinamento ou competições me dedicava à faculdade.


Dr. Bruno Carlos em seu momento profissional
no escritório Mendonça & Crisanto advogados




6. Qual o seu sonho?


BC - Meu sonho está naquelas velhas brincadeiras de infância: constituir uma família, exercer minha profissão (advogar e ser professor) e poder conciliar as coisas da vida que nos fazem feliz.


                  Erguendo o Tricampeonato Mundial de Handbeach em Omã 2012 


7. Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado "Cartas a um jovem poeta". Nesse livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria. Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

BC - Pode parecer clichê, mas acreditar em você mesmo é o ponto de partida. Treine para ser o melhor, pense em ser o melhor, mas tenha a certeza de uma coisa, se o seu esporte for coletivo, “ser” o melhor não é pensar apenas em você, ser o melhor e dar a sua contribuição da melhor forma possível para que o grupo seja também o melhor.




Galera queria agradecer a Bruninho todas as palavras e que vocês tenham gostado de mais esta lição de vida descrita por mais um campeão dentro e fora das quadras!


Semana que vem voaremos até a "Terra da Garoa" mais precisamente em Campinas, onde conversaremos com nossa querida e "The Best" no Mundial 2012 Patrícia Scheppa, que conquistou o prêmio de melhor jogadora do campeonato Mundial e também acumulou o prêmio de melhor Lateral! É pra se conferir não?

Grande abraço a todos e que seja uma semana de muito trabalho, muito estudo e muito Handbeach claro a todos nós! 

Que o Grande Arquiteto do Universo nos acompanhe!

#VamoqVamo


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

II CAMPEONATO BRASILEIRO DE HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS E XII JOGOS ESPECIAIS DA MANGUEIRA - RIO DE JANEIRO

Fala galera tudo bem? Espero que sim!

O mês de Novembro será um grande mês para os atletas, profissionais, familiares, amigos e admiradores dos esportes Paraolímpico (a nomenclatura voltou ) no Rio de Janeiro entre dias 1 e 10.


E claro eu tentarei estar lá!!! E vocês? 


Do dia 1 ao dia 4 de novembro acontece no Centro Esportivo Miécimo da Silva - CEMS ( Rua Olinda Ellis, 470 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ) o II Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de rodas - HCR7, que além do campeonato acontecerão cursos de  Arbitragem e cursos de Classificador Funcional, muito legal não?


Segue abaixo todos os dados para participar dos cursos e horários dos jogos!!! Confiram!






E entre os dias 9 e 10 acontecem na Vila Olímpica da Mangueira ( Rua Santos Melo, 73 - São Francisco Xavier - Rio de janeiro - RJ) os XII Jogos Especiais da Mangueira, quanta coisa legal galera!!!!


Segue abaixo a mensagem da competentíssima Professora Lílian Pessoa da Equipe de Coordenadoras da V.O da Mangueira convidando a todos!






"ESTIMADOS AMIGOS!!!!

CONVIDO A TODOS PARA XII JOGOS ESPECIAIS DA MANGUEIRA, QUE ESTAMOS EM FASE DE ORGANIZAÇÃO E INSCRIÇÕES ABERTAS.
SE VOCÊS TARABALHAREM EM ALGUMA INSTITUIÇÃO PARA DEFICIENTES PODEM ESTAR FAZENDO A INSCRIÇÃO, SE NÃO, PODEM VIM PRESTIGIAR O NOSSO EVENTO COM A SUA PRESENÇA.
OS XII JOGOS ESPECIAIS DA MANGUEIRA SERÃO REALIZADOS NOS DIAS 09 E 10 DE NOVEMBRO.

MAIORES INFORMAÇÕES, PODEM ENTRAR EM CONTATO COMIGO, POR ESTE E-MAIL, PELO E-MAIL: VOMPESSOALILIAN@GMAIL.COM, OU POR TELEFONE: 92261177 - 78361931 - ID 7293*28.

ENVIAREMOS PARA OS INTERESSADOS O CONVITE E REGULAMENTO. ACEITAMOS INDICAÇÕES TAMBÉM.
SERÁ UMA GRANDE FESTA, FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA!!!
CONTO COM VOCÊS!!!
BEIJOS ENORMES.
LILIAN PESSÔA
OBS: OS INSCRIÇÕES SERÃO ATÉ SEMANA QUE VEM (31/10)".




Vamos lá galera, torcer, colaborar e aprender cada dia mais com estes verdadeiros nossos atletas, guerreiros e vencedores em saber como viver independente das dificuldades!!!!!!!

Abraço a todos!

#VamoqVamo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Personagem da semana da Série: Atletas dentro e fora das quadras! Confiram! Roberta Guimarães

Bom dia galera! 

Como disse no primeiro post desta série, semanalmente estaremos trazendo um pouquinho mais dos atletas das Seleções Masculina e Feminina de Handbeach, tanto dentro como fora das quadras em suas profissões!

Mostrando a vocês o quanto o estudar também é tão importante como ser atleta! 

E o mais interessante desta séria será a diversidade de profissões entre os atletas entrevistados! 

Pra você que ainda não escolheu o que vai cursar, ou você que as vezes acha que a vida de atleta é para sempre, lembre-se: levar a vida acadêmica em paralelo independente das dificuldades é fundamental! Nós conseguimos e alcançamos o topo do mundo e acadêmicamente formados! Confiram a nossa entrevista de hoje!


Roberta Guimarães, a nossa querida "Robertinha" que já foi Vice- Campeã da Liga Nacional com a Equipe de Blumenau hoje é atleta do IDEC - RJ,  atual Campeão Brasileiro e da Seleção Brasileira de Handbeach!


 Roberta atuando pela Seleção Brasileira de Handbeach





Nome: Roberta Guimarães de Oliveira

Idade: 29 anos

Grau de escolaridade: Administração MBA completo

Tempo de dedicação ao esporte: 15 anos.

Posição: Lateral Direita e Especialista

Clube: IDEC - RJ



1. Como o handebol entrou na sua vida?

Roberta Guimarães - Na Educação física da Escola com 09 anos de idade.

2. Quem foi a pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta profissional?

RG - Professor Luis Roberto (Luika) que na época era técnico do time feminino do Niterói Rugby. Como profissional o professor/técnico Graciano também foi muito importante para o meu crescimento.

3. Quais eram os seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente?

RG - Zezé e Bruno Souza. Ainda continuam sendo os mesmos!!!

4. Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta profissional?

RG - Foco em buscar a conciliação dos estudos com a prática esportiva, sabendo sempre que os estudos ficam para vida toda, com ciência de que o handebol no Brasil sempre foi visto e ainda é, infelizmente, como hobby dos apaixonados pela modalidade. Visto que, são poucos os clubes/times do Brasil que disponibilizam uma vida descente para tornar o praticante da modalidade handebol num atleta profissional de handebol.

Foras das areias a atual Campeã Brasileira Roberta é Analista de Gestão Tributária na Endesa Brasil S.A.,uma das maiores empresas no ramo de energia elétrica do mundo.


5. De que maneira você conciliou estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc)?

RG - Para tudo na vida você tem que ter dedicação e foco. Então a conciliação dos estudos com a prática na modalidade sempre foram encarados como objetivos que caminham juntos. Quando fui “profissional no handebol”, se é que podemos falar dessa forma, dependia de bons resultados do time/equipe para manter a bolsa, assim como ter boas notas para não perder a bolsa na faculdade. Também acredito que a dedicação aos estudos seja fundamental para manter a mente fresca e funcionando!

6. Qual o seu sonho?

Que um dia alguém possa me contar que conseguiu vencer na vida e sobreviver financeiramente apenas se dedicando ao handebol e depois divulgando sua vitória pelo país a fora.


Roberta em sua Equipe o IDEC-RJ atual campeão Brasileiro de Handbeach



7. Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado "Cartas a um jovem poeta". Nesse livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria. Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

RG - Se hoje, no começo desse século, ele ainda tiver esse sonho, que tente uma vaga num time de handebol na Europa, para conseguir ter uma vida digna de atleta profissional. Mas se ele não tiver condições, que continue batalhando por uma vaga nos times Brasileiros, mas nunca deixe os estudos em segundo plano. Que esse aspirante à atleta estude igual ou até mais que sua dedicação à vida de atleta, pois só assim ele terá um futuro mais tranqüilo e próspero. Quem sabe na próxima década essa minha última resposta mude, mas por enquanto infelizmente a realidade é essa!


É isso ai galera! Espero que tenham gostado e conhecido um pouco mais de nossos atletas!

Um grande abraço também a AMHb-MACAÉ e Unihand/Belford Roxo que conseguiram o acesso a série A do Campeonato Estadual de Handbeach do Rio de Janeiro. Parabéns!!!!


Semana que vem continuaremos a série com Bruno Carlos, especialista ( ou também posição conhecida como  coringa) da Seleção Brasileira e do Gremio CIEF de João Pessoa - Paraíba  .

Grande semana a todos, grande abraço!!!

#VamoqVamo

terça-feira, 16 de outubro de 2012

1ª Clínica de Goleiros de Handebol - Florianópolis - SC

Fala galera!!!!

Hoje temos uma postagem muito legal para os professores, técnicos e goleiros no Brasil!!!


Acontecerá na bela Florianópolis a 1ª Clínica de Goleiros de Handebol de 30 de novembro a 02 de dezembro de 2012 com o grande goleiro Christian Canzoniero - Goleiro da Seleção Argentina de 1996 a 2003, um dos melhores goleiros do mundo enquanto em atividade, com passagens pela Rússia e Espanha, além do Brasil. Não perca esta oportunidade única!.



Goleiro este que tive vários embates em quadra nos anos em que ele atuando pelo C.R. Flamengo e Uscs/São Caetano enquanto eu atuava pelo C.R. Vasco da Gama e claro em algumas atuações nos grandes clássicos entre Brasil x Argentina.



Serão 3 dias de imersão em treinamento de goleiros, passando por todos os aspectos físicos, técnicos e táticos da posição, com materiais específicos, apostilas, vídeos e infraestrutura de primeira, no Colégio Catarinense, muito bem localizado no centro de Florianópolis. Os treinamentos serão divididos em 3
frentes: quadra, academia e sala de aula. 

Na quadra, serão repassados desde os tipos de defesas, conceitos de coordenação, propriocepção e agilidade, além de treinamentos específicos de arremessos de primeira e 2a linha, tiros de 7m, lançamentos
de contra-ataque.

Na academia, serão repassados conceitos e práticas de preparação física específica para goleiros.


E em sala de aula, serão ministradas palestras sobre os aspectos físicos, nutricionais e psicológicos do goleiro de handball, além de aulas teóricas e análises de vídeos. 

Acreditamos, no entanto, que o mais importante seja a integração entre os goleiros e a troca de experiências. Isto tudo será fomentado num ambiente descontraído e ao mesmo tempo comprometido com a qualidade.

Ainda teremos a grande presença de grandes nomes do Handebol como Monitores do curso, são eles :

Gabriel Canzoniero - Goleiro da Seleção Argentina;

Rodrigo Gazola - Goleiro da Seleção Brasileira Jr. Qatar 99;

José Roberto Triches - Coordenador técnico da AD Colegial e ex-goleiro.



Para os atletas de fora, serão oferecidos pacotes de hospedagem no Hotel Faial, um hotel 3 estrelas a cerca de 10 minutos caminhando do local dos treinamentos.


E isto tudo com o apoio da Federação Catarinense de Handball e da Associação Desportiva Colegial, com anos de tradição no Handball catarinense e nacional.

Vai ficar de fora dessa?


Serviço:

Data: 30/11 a 02/12

Capacidade: 40 atletas

Local: Colégio Catarinense

Hospedagem: Hotel Faial

Valores: a partir de 3x de R$ 133 (sem hospedagem) ou 3x R$ 170 (com hospedagem e café)


Informações e inscrições:

(48) 9961-1888

goleiros@hotmail.com


Falar c/ Felipe Jendiroba (Ex-atleta da Seleção Brasileira de Handebol)





Quem puder prestigiar e participar para aprender mais sobre a preparação de goleiros, bibliografia tão carente desta posição aqui no Brasil, será uma ótima oportunidade para atualização e construção de novos materiais para o desenvolvimentos dos novos goleiros e claro todo material é bem vindo para nós goleiros!


Confiram!


#VamoqVamo



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Inicio da Série: Atletas dentro e fora das quadras! Confiram! Thiago Gusmão

Bom dia galera tudo bem? 

Espero que sim!

Primeiramente queria deixar meu abraço a todos os  mestres, amigos e profissionais da educação por nosso dia!

Dia do professor!


A partir de hoje estarei trazendo aqui em postagem semanais um trabalho feito com meus amigos e companheiros da Seleção Brasileira de Handbeach durante o Mundial de Omã 2012 onde fomos campeões no Masculino e Feminino.

Nestas postagens vocês virão a conhecer um pouco mais de nós atletas, e também quem somos fora das quadras e areias! 

E o quanto a vida "paralela" acadêmica e profissional, é tão importante quanto a carreira de atleta.


Iniciamos com o atleta da Seleção Brasileira de Handbeach, da Equipe Riohandbeach do Rio de Janeiro e também Professor de Educação Física Thiago Gusmão!



Thiago Gusmão atuando pela Equipe do Riohandbeach


Espero que gostem e tenham conhecimento destes guerreiros e guerreiras que tenho prazer de trabalhar junto com eles e fazer sempre o melhor para que sejam sempre exemplos dentro e fora das quadras!

Confiram! 


Nome: Thiago Luiz Gusmão   
         
Idade: 26 anos

Natural de: Rio de Janeiro

Grau de escolaridade: 3º grau Completo, Professor de Educação Física, Pós-graduado em Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo.

Tempo que pratica o esporte: 6 anos

Clube: RioHandbeach    
    
Posição: Lateral Esquerdo


Atuando como Professor na Rede MV1 Total 



Como o handebol entrou em sua vida?

Thiago Gusmão - Iniciei o Handebol no colégio, por praticar nas aulas de educação física, por ser um esporte emocionante.

Quem foi a pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta “profissional”?

TG - Professor de Educação Física.


Quais eram seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente?

TG - Michael Jordan e Bruno Souza. Atualmente estamos carentes de ídolos mais destacarei alguns que me identifico por suas provações. Beach handball, Jaime Torres, Bruno Carlos, Gil Vicente, Jefte Leite e Emanuel.



Thiago Gusmão atuando pela Seleção Brasileira de Handbeach


Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta “profissional”?

TG - Pensar positivo, Respeitar o próximo, “Regras” saber o que é certo, saber seu limite.

  
De que maneira você conciliou o estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc.)?

TG - O desenvolvimento esportivo sempre permaneceu em paralelo com os estudos, a organização e o objetivo diminuem esta dificuldade. Os horários são alternados e a dedicação tem que ser mútua. Ao chegar em uma performance de alto rendimento, a divisão de tarefas aumenta e creio que fique muito difícil conciliar .

Qual seu sonho?

TG - Acaba de ser realizado: Ser Campeão Mundial!


Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado “Cartas a um jovem poeta”. Neste livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria.
Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

TG - Mantenha seus sonhos sempre acesos. Busque seu limite a cada minuto e NUNCA deixe de Estudar.




Obrigado Gusmão pela entrevista e que seus admiradores dentro e fora das quadras tenham gostado e novos possam vir a te conhecer e admirar como atleta e profissional!!!

Na próxima semana a atleta Roberta Guimarães do IDEC e da Seleção Brasileira, será nossa entrevistada!

E você acha que o Handbeach deve ser Olímpico? Participe deste movimento:


Ótima semana a todos nós!

#VamoqVamo










segunda-feira, 8 de outubro de 2012

3ª Etapa/Rio de Janeiro do VII Circuito Brasileiro de Handbeach e Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas/ Espírito Santo- ES.

Fala Galera!!!!

Tudo bem? Espero que sim!!!

Esta segunda de Outubro promete! 

No Rio de Janeiro acontece a 3º Etapa do VII Circuito Brasileiro de Handbeach nas areias de uma das praias mais famosas do mundo: Copacabana. 
A etapa dá um vaga em cada naipe para a fase final do Circuito no início de 2013 e contará com grandes nomes da Seleção Brasileira de Handbeach em diversas equipes que estarão participando do evento!

As partidas acontecerão na Praia de Copacabana Posto 4 ( em frente a Rua Constante Ramos) a partir das 9 horas da manhã do dia 12/10/2012, sexta feira.

Ficaram as chaves assim divididas:

Masculino

            Chave A                                                              Chave B

RioHandbeach - RJ                                      AMH/CEPE/S.Vicente - SP
Unihandbeach/Belford Roxo - RJ              Niterói Rugby - RJ
IDEC - RJ                                                      IEMAR - RJ
AMHB/Macaé - RJ                                       IFPI - PI 
                                                                       HTR/PlanetaGood/Dominato - RJ

Feminino

Chave Única 

IDEC - RJ
AMH/Val 360/S.Vicente - SP
Z5 Handbeach - RJ
IFPI - PI 
RioHandbeach - RJ
Unihandbeach/Belford Roxo - RJ
Niterói Rugby - RJ 





* Para visualizar em melhor resolução, salve a imagem e abra o arquivo, que a resolução permite o aumento da imagem.




Basquete em Cadeira de Rodas 




A Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) divulgou a relação das equipes que participarão do Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino 2012, que será realizado entre os dias 10 a 14 de outubro, em Vitória (ES). A competição contará com oito equipes, distribuídas em duas chaves com quatro cada. Estão confirmadas duas equipes do Pará, além de seis equipes dos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo, todos com um representante cada.


O Ginásio Jones dos Santos Neves, em Bento Ferreira, sediará o evento a partir da próxima quarta-feira (10), às 17h. No mesmo dia e local, das 9h às 16h, serão realizados o treino de classificação funcional e a aferição de cadeiras.  Na quinta-feira (11), será realizada a cerimônia de abertura, a partir das 17h30.

Confira as equipes participantes:

  • AABANE – BA: ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS BAIANOS DE NECESSIDADES ESPECIAIS

  • ADD MAGIC WHEELS/BICBANCO – SP: ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA PARA DEFICIENTES

  • ADM – CE: ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES MOTORES DO CEARÁ

  • AGEMBE ALL STAR GIRLS – PA: ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE BELÉM – CLUBE DOS DEFICIENTES FÍSICOS DO PARÁ

  • ALL STAR RODAS GIRLS – PA: CLUBE DOS DEFICIENTES FÍSICOS DO PARÁ

  • APACREE – PE: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO CENTRO DE REABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • COMISSÃO JOVEM – PLANALTINA-DF: COMISSÃO JOVEM GENTE COMO A GENTE
  • IREFES – ES: INSTITUTO REABILITACIONAL E ESPORTIVO PARA DEFICIENTES FÍSICOS DO ESPÍRITO SANTO


Mais informações no site da CPB : http://www.cpb.org.br/


Sorte a todos e ótima semana a todos nós!

#VamoqVamo