terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ótima notícia! Mais uma opção para quem quer fazer e/ou conhecer ponto de mergulho assistido para pessoas com deficiência física

Fala galera! Tudo bem?

Espero que sim!

Vocês conhecem o Projeto "Praia para Todos" ? Não? Então olha que legal!!!

Projeto “Praia para todos”, da ONG Instituto Novo Ser, que possibilita pessoas com deficiência física a entrarem no mar, projeto que disseminou o conceito de acessibilidade nas praias para todo o Brasil está de volta em sua 5ª edição no Rio de Janeiro. 

Nesta edição o projeto será realizado no tradicional posto 3 da Barra da Tijuca e agora também em Copacabana.


O ponto da Barra funciona aos sábados, das 9h às 14h, e oferece, além do banho de mar assistido, surfe adaptado, piscina infantil, vôlei de praia sentado e frescobol. 

O público varia entre 20 e 50 assistidos por dia, mais os seus familiares. No ano passado, o programa atendeu 4.500 pessoas direta e indiretamente.



 Conheça mais um pouco do projeto clicando neste link : http://praiaparatodos.com.br/



Em Copacabana, as tendas ficam na altura da Rua Francisco Sá, perto do Posto 6, e há rampa concretada de acesso à areia. Entre as atividades oferecidas aos domingos, das 9h às 14h, estão banho de mar, piscina infantil, surfe adaptado, handbike e jet-ski. 

Confira as atividades oferecidas pelo PRAIA PARA TODOS:
• Esteira para passagem de cadeiras de rodas
• Cadeiras anfíbias – de fácil deslocamento pela areia e que flutuam na água
• Atividades esportivas adaptadas como frescobol, vôlei sentado de praia, peteca e surf adaptado;
• Handbike (somente em Copacabana)
• Jogos recreativos, piscina e brinquedos para crianças
• Vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia, sinalização sonora e sanitário acessível;
• Barracas de sol e tendas de apoio com equipe especializada.






Conheça mais um pouco da ONG Novo Ser   http://www.novoser.org.br/index.htm



Os organizadores planejam acrescentar o vôlei de praia sentado e o frescobol ainda este ano. O trabalho é em parceria com o 3º G-Mar, que cede dez salva-vidas voluntários.

Muito legal não é? Bom com isso aprendemos um pouco mais sobre o esporte adaptado e seus projetos pra cada dia mais tornar nosso Brasil cada dia mais informado para melhora de nossa cultura!!! 

#VamoqVamo














segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tradutor de frases para linguagem gestual rende prêmio da ONU a brasileiros

Fala galera!!!

Muito legal esta reportagem do site Tech Tudo!

Você sabia?


Produzido por três alagoanos que enxergaram a possibilidade de traduzir textos e fala em língua portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o app para smartphones Hand Talk ganhou o título de "melhor aplicativo" no WSA-Mobile. O evento, organizado pela ONU, é considerado o maior e mais importante do setor. O aplicativo chegará ao mercado em agosto, de graça.

O objetivo do “Hand Talk” é promover a inclusão de portadores de deficiência auditiva, traduzindo em tempo real mensagens de texto, áudio (voz) e em imagens.

É possível, por exemplo, captar o som de uma aula ou palestra, ou fotografar uma revista, jornal ou placa e visualizar a tradução em LIBRAS na mesma hora, pelo smartphone. A linguagem é apresentada por meio de um simpático boneco em 3D, apelidado de "Hugo".


Além dos dispositivos móveis, os criadores pretendem disponibilizar o “Hand Talk” em várias outras plataformas, como em totens em locais públicos e até mesmo nos canais de televisão, em uma forma semelhante às legendas ocultas, conhecidas como Closed Caption.


Para saber mais acesse o link e confiram!


#VamoqVamo

Personagem da semana na Série "Atletas dentro e fora das quadras" - Simone Donata


Bom dia galera!!! Tudo bem?

Espero que sim!!! Carnaval acabou e como sempre deixando boas lembranças! 

Galera nessa semana na nossa série estamos na Paraíba conversando com mais uma atleta de nossa Seleção Brasileira e do APCEF - PB Simone Donata!



Simone Donata nossa entrevistada da semana.


Nossa atleta que também atua na área de de gestão, atuando  na DATAPREV e no site Esporte Nordeste!

Confiram nossa convidada da semana! 



Nome: Simone Donata Leandro

Idade: 25 anos                               

Grau de escolaridade: Superior incompleto – Administração(UFPB)

Tempo de dedicação ao esporte: 7 anos

Posição: Lateral

Clube: APCEF - PB





1. Como o handebol entrou na sua vida?

Simone Donata - Estava interessada em praticar algum esporte e o handebol foi o que mais me chamou atenção, comecei na quadra e só depois passei a conhecer o handebol de areia.



2. Quem foi a pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta profissional?

SD - Sem dúvida foram minha família e amigos (incluindo namorado), eles sempre me incentivaram para que eu conseguisse realizar um de meus sonhos, que é defender nosso país.



3. Quais eram os seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente?

SD - Meu ídolo atual no handebol é o jogador Bruno e Mayssa Pessoa, da modalidade quadra. Acho que eles são exemplos de que a realização de nossos sonhos é possível, por mais difícil que seja o caminho até ele.


Simone treinando pela equipe do APECF- PB



4. Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta profissional?

SD - Perseverança, vontade e fé, sempre. Sou uma pessoa que gosto de desafios, quanto maior o obstáculo maior a minha vontade de mostrar que posso realizar aquilo.



5. De que maneira você conciliou estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc)?

SD - No início foi muito difícil para a minha família, enxergar que o handebol não atrapalharia minha vida acadêmica. Com um tempo, mostrando todo o empenho em não deixar de lado meus estudos, ela foi absorvendo melhor a ideia do handebol fazer parte da minha vida. Para me manter sempre fazendo o que gosto, tinha de separar meu tempo de estudo, que é o mais importante na vida de qualquer ser humano, e o tempo de treinamento (dedicava em média de 2 a 3 horas por dia). Nas viagens, eu tinha que adiantar o tempo de estudo que iria faltar, para que não atrasasse meus estudos ou me atrapalhasse de alguma forma. Até hoje isso ainda acontece na Universidade, devido o grande tempo ausente para apresentação na Seleção Brasileira. É uma recompensa muito grande, fazer o que gosta e estar com quem gosta, então vale a pena.


6. Qual o seu sonho?

SD - Como todo e qualquer atleta meu sonho, esportivo, é de jogar pela seleção brasileira.




  Simone em sua área profissional no site Esporte Nordeste e no DATAPREV.


7. Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado "Cartas a um jovem poeta". Nesse livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria. Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

SD - Que não desista de seus sonhos, porque barreiras sempre irão existir. No final, tudo dá certo. Se ainda não deu certo é porque ainda não chegou o fim.


Grande palavras de mais uma guerreira na luta pelo Handbeach nacional!!! 

Obrigado Simone  e que seus objetivos sejam alcançados, pode ter certeza que torcida de todos nós terá!!!

Uma ótima semana a todos!!!

Que o Grande Arquiteto do Universo nos guie e nos proteja de todo mal!

#VamoqVamo

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Você conhece o Clube Escolar Paralímpico? Confiram!

Fala galera! Tudo bem?

Vocês conhecem o Clube Escolar Paralímpico?

Não? 



Então conheçam os projetos que no Brasil conseguiram autorização para executar o Programa! E claro conheçam um pouco mais sobre !!!



O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta quarta-feira (06.02), a lista de projetos aprovados para o Clube Escolar Paralímpico em 2013. Dos 34 projetos inscritos, 20 foram contemplados e serão financiados pelo CPB com recurso da Lei Agnelo Piva. Entre os beneficiados, seis serão atendidos pelo programa pela primeira vez.

Todas as regiões do país têm um representante no projeto deste ano, com instituições esportivas de 13 estados. Rio de Janeiro e Paraná são as localidades com maior quantidade de escolhidos: quatro e três, respectivamente. Na relação divulgada nesta quarta-feira, não estão incluídas instituições de São Paulo. Com edital à parte, as inscrições para os paulistas estão abertas até 4 de março.

Serão destinados R$ 1,2 milhão (até R$ 60 mil por instituição) para a contratação de profissionais e compra de material esportivo e equipamentos. O objetivo é promover a prática esportiva regular para crianças e jovens com deficiência que estejam matriculados em instituições de ensino.

O Clube Escolar tem a duração de 10 meses (março a dezembro). Os projetos devem atender uma ou mais modalidades, sendo elas atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, judô, natação, hipismo, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela adaptada e vôlei sentado.


Projeto Aprovados
Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE) – Joinville (SC)
Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE) – Brasília (DF)
Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (ANDEF) – Niterói (RJ)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Patrocínio (MG)
Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro (RJ)
Associação de Equoterapia do Estado do Rio de Janeiro (AETERJ) – Rio de Janeiro (RJ)
Associação dos Docentes da Escola Superior de Educação Física do Pará (ASEDEF) – Belém (AP)
Associação Capixaba Paraolímpica de Desporto (ACPD) – Vitória (ES)
Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (ADEFU) – Uberaba (MG)
Sociedades dos Amigos do Deficiente Físico de Natal (SADEF) – Natal (RN)
Rondônia Clube Paralímpico (RCP) – Porto Velho (RO)
União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM) – Maringá (PR)
Associação Paralímpica de Paranaguá – Paranaguá (PR)
Tijuca Tênis Clube – Rio de Janeiro (RJ)
Organização Não Governamental Saúde Esporte – Curitiba (PR)*
Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes de Parnamirim (APADP) – Parnamirim (RN)*
Associação Cearense de Esporte Adaptado (ACEA) – Fortaleza (CE)*
Instituto de Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC) – João Pessoa (PB)*
Instituto de Cegos do Mato Grosso (ICEMAT) – Cuiabá (MT)*
Associação Jequieense de Cegos (AJECE) – Jequié (BA)*

*Novos aprovados

Fonte: CPB
Ascom – Ministério do Esporte


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Oportunidade Capacitação em Educação Física Adaptada - Síndrome de Down

Bom dia galera tudo bem?

Espero que sim!

Bom galera sabem como nosso blog é voltado para os esporte, porém sempre tentando manter da melhor forma possível a importância da educação em todos os andamentos presente em nossas postagens!

Hoje vamos falar e ajudar na divulgação de uma oportunidade a profissionais da Educação Física  que já trabalham ou pretendem trabalhar com pessoas com Síndrome de Down, muito legal não?

O CREF1 RJ/ES (Conselho Regional de Educação Física) em parceria com o Movimento Down , pretende identificar Profissionais de Educação Física que trabalham com pessoas com Síndrome de Down com o objetivo de mobilizá-los e orientá-los sobre a prática de atividades físicas esportivas para este grupo. 

O Movimento Down surgiu para congregar informações e esforços dirigidos às pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual. 

Tem como objetivo  desenvolver e impulsionar ações em prol da inclusão destas pessoas em todos os espaços da sociedade.

A parceria vai oferecer empregos, seminários, encontros e simpósios, esclarecendo aos Profissionais de Educação Física eventuais ajustes para uma intervenção com qualidade e segurança. 


Os interessados devem acessar e se cadastrar através deste link: 



Conheçam mais um pouquinho do Movimento Down que surgiu para que essas vitórias possam ser conhecidas e se tornem realidade para cada vez mais brasileiros.









Eu sou suspeito em falar galera, pois sou muito fã e minha formação acadêmica grande parte é  no Para desporto e recomendo!!!!  




quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Personagens da semana da Série: "Atletas dentro e fora de quadra" - Millena Araújo

Bom dia galera!!!


Tudo bem? Todos prontos para o Carnaval? Bom pelo jeito além de pular carnaval vamos pular e com muitos treinos também! 

E esta semana estamos em Recife - PE para entrevistar a melhor lateral do mundo no último Mundial de Handbeach em Omã 2012, uma das musas do handebol nacional e atleta do APCEF - PB e também futura Fisioterapeuta! 

Confiram! 

Nossa entrevistada Millena Braga



Nome: Millena de Araújo Braga

Idade: 26 anos

Grau de escolaridade: ensino superior em formação ( fisioterapia -8 período)

Tempo que pratica o esporte: no handebol há 13 anos , no de areia há 5 anos.

Clube: APCEF- PB

Posição: lateral esquerda , pivô



 Millena Braga durante o Pan de Montevidéu 2012


1 - Como o handebol entrou na sua vida?

Millena Araújo - Comecei a jogar handebol por causa do meu pai, que é educador físico e técnico de handebol. Também pelo incentivo dos meus irmão, que também jogavam.

2 - Quem foi a pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta profissional?

MA - A minha família , que sempre apoiou tanto financeiramente, quanto psicologicamente, Para que eu corresse atrás dos meus sonhos e objetivos.


3 - Quais eram os seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente? 

MA - Meu grande ídolo no handebol foi meu ex técnico Ibere caldas, uma pessoa que vi jogando e ensinando de uma maneira espetacular. Atualmente admiro muitos ! Mas o Gil Vicente , por ter se destacado em duas seleções principais (indoor e areia).


Millena Braga atuando pela sua equipe APCEF - PB


4 - Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta profissional?

MA - Acredito que a paciência , dedicação e humildade. Pois nada vem fácil !

5 - De que maneira você conciliou estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc)?

MA - É sempre muito difícil! Na época de colégio foi mais tranquilo ! mas quando crescemos, as cobranças são sempre maiores , é trabalho, faculdade ,treinos o que torna ainda mais difícil. Abri mão dos meus estudos durante 2 períodos, para conquistar meus objetivos no esporte. Mas o estudo é muito importante , é o que vai garantir nosso futuro e o sacrifício vale muito a pena.


Millena Braga em seu estágio de Fisioterapia 
na FisioStudio em Olinda -PE

6 - Qual o seu sonho?

MA - Tenho diversos sonhos ... acredito que pra qualquer atleta o sonho dele é de participar de uma olimpíada , assim como o meu. Mas acredito que já realizei grandes sonhos na minha carreira de atleta, fui campeã pan-americana ,sul-americana, campeã mundial e poder representar o meu pais ,subir no pódio e ouvir o hino, já é um sonho!

Millena Braga além de Campeã Mundial junto com a Seleção Brasileira, foi melhor eleita  lateral esquerda do Mundo em Omã 2012.


7 - Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado "Cartas a um jovem poeta". Nesse livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria. Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

MA - Se você tem um sonho acredite e corra atrás ... Dedicação, paciência ,humildade são as palavras que uso. se você é dedicado , se você quer , isso já é um passo para seu sucesso e para realização de seus sonhos.


Que legal galera, ótimas palavras de mais uma multiatleta que também sabe aproveitar o esporte para se fortalecer academicamente! Muita sorte Millena e obrigado por sua mensagem! 

Galera, a partir de semana que vem começaremos também a receber aqui no blog, históricos atletas, árbitros, técnicos e dirigentes, para contar mais um pouquinho a história do Handbeach! Legal não? E todos inclusive os mais novos e novos praticantes conheçam cada vez mais a história desta modalidade que leva o nome do Brasil ao topo do mundo há anos!

Estaremos aqui com mais uma atleta de nossa seleção Simone Donata do APCEF - PB!!

Ótimo restante de semana a todos e que o Grande Arquiteto nos proteja!

#VamoqVamo