segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Personagem da semana da Série: Atletas dentro e fora das quadras! Confiram! Djhandro Ricardo

Bom dia galera!

Tudo bem?

Uma "ressaca" depois dessa eliminação do mundial contra a Rússia? Pois é , também levantei nesta segunda feira ainda com aquela sensação que dava um pouquinho mais! Bom mais é assunto do próximo post que tentarei escrever com uma analise mais robusta.

Esta semana na nossa série "Atletas dentro e fora das quadras" recebemos uma ilustre visita, um grande exemplo que acho que devem ler com carinho e entender porque este blog visa tanto mostrar o atleta em sua rotina dentro da modalidade, e fora dela também , com uma visão da importância de sempre se lembrar que acadêmica deve andar junto sim apesar de todas as dificuldades, com o lado esportivo!

Com isso conversaremos hoje com um grande amigo, que esta justamente nesta fase de transição, já conquistando com muita competência e trabalho, mais um título mundial, este último já como membro da comissão técnica brasileira! 

Diretamente de Maracanaú -Ceara, estou falando do ex capitão e atual auxiliar técnico da seleção brasileira tri campeã mundial Professor Djhandro Ricardo.


Confiram e conheçam um pouco mais deste guerreiro do Handbeach!



 Nosso personagem da semana Djhandro Ricardo ex capitão, agora auxiliar técnico da Seleção Brasileira Tri Campeã Mundial de Handbeach




Nome: ANTONIO DJHANDRO RICARDO NASCIMENTO

Idade: 31 ANOS

Grau de escolaridade: PÓS-GRADUADO EM TREINAMENTO DESPORTIVO, PÓS-GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADA A EDUCAÇÃO BÁSICA E GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Tempo de dedicação ao esporte: 22 ANOS

Posição: ASSISTENTE TÉCNICO

Clube: GRÊMIO CIEF – PB (mas moro em Maranguape – CE)



1 - Como o handebol entrou na sua vida? 


Djhandro Ricardo - Através da educação física escolar, quando tinha 9 anos de idade meu amigos jogavam e o esporte me atraiu. No início foi muito difícil, pois não era muito habilidoso e meus colegas tiraram “sarro” comigo direto, mas insisti e procurei sempre me dedicar ao máximo, como todo menino tinha o sonho de jogar uma copa do mundo, uma olimpíada, e consegui no beach handball foram três mundiais, um world games, e dois pan-americanos, conheci vários países e viajei pelo mundo... Esse aprendizado me convenceu de duas coisas, sempre podemos aprender mais, e isso é bom, e segundo, não há lugar melhor que o nosso lar, e isso também é bom.



2 - Quem foi a pessoa mais importante para que você se tornasse um atleta profissional?

DR - Nunca vai existir ninguém mais importante nessa minha trajetória que meus pais, são difíceis criar três filhos com tão pouca estrutura e mesmo assim nunca deixar faltar nada... Apesar da pouca instrução sempre foram entusiastas e vibraram com minhas conquistas, eternos ídolos, hoje posso retribuir parte do que fizeram... Procuro cuidar deles, e consigo, com a maturidade da educação que tive hoje posso perceber o quanto é importante manter nossa família unida, se ajudando e sempre por perto, até isso o esporte fez.




  Djhandro já campeão em seu primeiro campeonato como auxiliar técnico da Seleção    Brasileira já se sagrou Tri Campeão Mundial de Handbeach em 2012



3 - Quais eram os seus ídolos na infância/adolescência? E atualmente?

DR - Atualmente tenho referencias fortíssimas uma delas é o professor Guerra Peixe, técnico da seleção de beach handball, aprende muito com ele. Outros são: Professor Eduardo Melo, Professora Fátima Garcia e sempre o Professor Robeto Gomes (Negão). Como atletas os do Beach Handball hoje são minha fissura, mas na minha infância tenho vários ídolos desde a época do vídeo cassete... Xexa, SB, Helinho, Guga... e por aí vai... O nosso esporte podia ter mais história.




Djhandro Ricardo é técnico da Universidade Federal do Ceará



4- Que qualidades emocionais você consegue identificar na sua personalidade/temperamento e que foram decisivas para que se tornasse (e permanecesse) um atleta profissional?
 
DR - Equilíbrio, respeito, capacidade de se colocar no lugar do outro, perseverança, oportunismo e ambição (este último no sentido positivo, não é ganância, é ambicionar ocupar posições melhores, condições melhores, aprendizados e oportunidades melhores), sejamos mais ambiciosos.



  No ultimo nacional de handbeach em 2012, Djhandro ainda como atleta, sagrou-se campeão brasileiro pela equipe do Grêmio CIEF - PB.


5 - De que maneira você conciliou estudo formal e desenvolvimento esportivo (treinamento, viagens, etc)?
 
DR - Muitas horas de trabalho duro, acordar mais cedo, dormir mais tarde, mas dormir. Como minha área é educação física minhas viagens acabavam por se tornar laboratórios, aprendia muito como atleta e punha em prática como professor... Sempre imaginei meus alunos como capazes, únicos e fantásticos... Mas existem momentos em que você deve fazer escolhas, e por vezes você deverá abrir mão de um ou de outro... Não é abandonar é saber que de alguma forma você deverá mais tarde trabalhar em dobro para compensar uma ausência ou e um ou em outro.

 
 


6 - Qual o seu sonho?
 
DR - Meu maior sonho vai além do esporte, mas passa pelo esporte, em um mundo com mais igualdade, respeito, direitos iguais e cumprimento as leis, poderemos garantir aos nossos, dias melhores, mais seguros e mais felizes... O esporte pode contribuir com esse aprendizado e com a construção desse mundo... Sonhos!!!


 
   O mais novo desafio de Djhandro é falar um pouco mais sobre a modalidade no Esporte Nordeste site que mantém o Nordeste e o Brasil bem informado em tudo que se relaciona ao esporte.


7 - Um dos mais célebres poetas da língua alemã, Rainer Maria Rilke, escreveu um importante livro chamado "Cartas a um jovem poeta". Nesse livro, Rilke responde a um aspirante a poeta que resolveu escrevê-lo perguntando o que deveria fazer para se tornar um artista, um poeta. Rilke respondeu que se ele investigasse seus desejos e não pudesse pensar em outra coisa senão ser poeta, ele já o seria. Segundo Rilke, ninguém se torna poeta por predileção, mas por necessidade. Sendo assim, que outra dica valiosa, você enquanto atleta profissional daria a um aspirante a atleta?

DR - Respeite o tempo, o mundo e as pessoas. Tudo acontece no tempo certo, o que acaba justificando o adiamento por vezes de uma vitória, de um prêmio ou de um resultado. O mundo segue seu curso então trabalhe duro para que seus planos se enquadrem nessa imensa aventura que representa a vida e por último, já temos inveja, maldade, possuímos problemas demais ao nosso redor, não seja mais um a fortalecer estes sentimentos, agrade, abrace, torça, vibre, fique alegre com as conquistas dos outros, e não espere mais do que o mesmo em relação a eles. Um grande abraço!!!


Otimas palavras não? Quero agradecer muito ao Djhandro por participar conosco aqui, com certeza ele é um dos orgulhos do esporte nordestino e nacional claro! O Ceará deve ter muito orgulho de você!

Galera mais um aprendizado concordam? Semana que vem estaremos com a atleta da Seleção Brasileira e do APCEF - PB Cinthya Piquet.

Grande abraço a todos, ótima semana!

Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine e nos proteja!

#VamoqVamo
 
 
 

2 comentários: